21 junho 2010

Mousse de chocolate

E como há sempre excepções à regra... a mousse não é feita na Bimby porque já fiz a receita da Bimby e acho que a minha é muitíssimo melhor! Por isso mantenho a tradição de há muitos anos e faço a mousse à minha maneira:

1 tablete de chocolate de culinária de 200g
8 colheres de açúcar (mal cheias, ponho sempre menos)
160 g de Vaqueiro (as poucas vezes que usei outras coisas, nomeadamente manteiga, arrependi-me sempre)
7 ovos

Derreter a Vaqueiro ao lume e quando estiver quase toda derretida,juntar o chocolate partido em bocados. Mexer para não colar (se fosse na Bimby não precisava de mexer mas mesmo assim, continuo a preferir fazer desta maneira)


Enquanto isso, na batedeira, separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo e as gemas com um garfo.

Depois do chocolate derretido, fora do lume, juntar o açúcar e de seguida juntar as gemas em fio mexendo sempre para as gemas não cozerem.  Enquanto isso, já as claras devem estar assim



Nesta altura, e porque gosto da mousse bem consistente, tiro a batedeira do suporte e bato o chocolate dentro da panela para ficar mais rijo. Quanto mais rijo ficar o chcolate mais rija ficará a mousse depois de ir ao frigorífico.

Como o objectivo não era fazer uma taça de mousse mas outra coisa, a mousse foi distribuída assim



(acho que já descobri porque é que a tua estava muito doce Susana... deve ter sido o copinho do fim, o último a encher onde se concentra mais o chocolate e menos as claras! Porque ela nunca fica muito doce porque eu também não gosto!)

Sem comentários:

Enviar um comentário