03 junho 2010

Bolo de maçã à minha moda

Hoje foi dia de piquenique e tive de fazer umas coisinhas... esta foi uma delas. Baseado na receita do Bolo de todos os dias do livro Doces e sobremesas, e o resto da minha cabeça.
6 ovos
250g de farinha
1 c sopa canela
2 c chá fermento Royal
3 maçãs
100g manteiga derretida

Colocar a borboleta e deitar os ovos e o açúcar e programar 5 m, 37º, 3. Quando terminar, programar 3m, 3 sem temperatura



Com a Bimby na velocidade 3 jutnar a manteiga derretida. Juntar a farinha e o fermento e programar 15 segundos, velocidade 1, 1/2

Untar a forma e colocar maçãs cortadas às fatias fininhas (aqui começa a parte em que inventei) e polvilhada com açúcar em pó (previamente moído na Bimby na velocidade 9, eu costumo ter sempre algum numa caixa para uma eventualidade). A ideia era que ficasse aquele ar cristalizado quando desenformasse mas não ficou por isso escusam de ter o trabalho :-)


Junta-se à massa  restante maçã (quase 2 cortadas às tiras fininhas) e a canela e coloca-se na forma.

Vai ao forno a cozer 45m a 150º (a dada altura acho que aumentei, não tenho muita paciência para bolos que cozem a 150º porque demoram muito tempo.



No forno


E fora dele
Como tem muita maçã, este bolo fica muito mole e pode desmanchar-se a desenformar. O meu não desmanchou mas afundou no meio. Mas estava molhadinho e saboroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário