02 julho 2010

Bolachas de manteiga de amendoim e chocolate

Andava com estas atravessadas há algum tempo e no último fim-de-semana, mais um piquenique cheio de crianças, deu-me a desculpa de que precisava. Alterei imenso a receita e por isso não ficou nada como era suposto mas desapareceram num piscar de olhos. E assim tenho sempre desculpa para fazer novamente. Desta vez com a receita correcta!

Ingredientes (como pus, não necessariamente os da receita original)

280 g de farinha
1 colher de café de bicarbonato de sódio (abri finalmente o pacote que tinha comprado há meses!)
1 colher de café de sal
½ colher de café de canela moída (esqueci-me completamente, como é que eu me esqueço de uma das minhas coisas favoritas??)
140 g de margarina
170 gramas de manteiga de amendoim (é suposto ser menos mas como não tinha amendoins, carreguei na manteiga de amendoim e mesmo assim acho que soube a pouco)
150 g de açúcar mascavado
90 g de açúcar em pó
2 ovos grandes
250 g de pepitas de chocolate negro (não tinha pepitas por isso piquei grosseiramente 200g de chocolate de culinária, daí o aspecto castanho que não está no original)
90 g de amendoins tostados e picados grosseiramente com sal (não tinha em casa)
1 pacotinho de açúcar baunilhado (teoricamente para substituir 2 colheres de café de extracto de baunilha que estão na receita


Juntar as manteigas e bater em velocidade média (4 ou 5) durante 2 minutos. Adicionar os açúcares e bater mais 2 minutos.

De seguida juntei os ovos, a farinha, o bicarbonato, o chocolate e o açúcar baunilhado e ficou assim


Ainda tentei usar o dispára-biscoitos mas por causa dos pedaços maiores de chocolate, aquilo começou a ficar entupido por isso ainda não foi desta que o estreei! 

Portanto, moldei bolas com a ajuda de duas colheres de 3 cm de diâmetro mais coisa menos coisa



e foram ao forno mais ou menos 10 m a 180º. As bolas do tabuleiro da foto anterior ficaram assim:



E armada em profissional, pu-las a arrefecer, não nas redes próprias para bolos mas na grelha do forno :-)


Mal posso esperar para fazer as cookies e manteiga de amendoim à séria!

1 comentário:

  1. Garanto-vos que estavam deliciosas e desapareceram rapidamente ;)))

    ResponderEliminar