09 julho 2010

Brandada de bacalhau

Deve ser das receitas da Bimby que eu mais faço. É rápido e fácil e fica sempre bem, principalmente para quem gosta de bacalhau.

30 g de alhos (ou mais, adoro o sabor do alho e aqui nunca corto, pelo contrário)
200 g de azeite (eu costumo pôr 150 g para não exagerar)
pimenta


6 minutos, Varoma 4 e depois convém baixar o que ficou nas paredes do copo



Juntar 500 g de bacalhau (eu compro já desfiado e demolhado porque não tenho tempo nem paciência para andar a demolhar bacalhau)




Misturar tudo. A velocidade depende de como queremos o resultado final. Eu uso 4, 5 e 6 progressivamente porque gosto dele mais passado e com menos bocados. E porque assim os miúdos comem melhor.

Juntar leite (na receita diz 50 g de leite ou natas, mas mais uma vez depende da consistência que queremos, eu costumo pôr o dobro.) Pôr num pyrex para ir ao forno. Eu ponho queijo por cima para gratinar (não diz na receita)




Como isto foi feito num desdes dias de calor insuportável, não me apeteceu ligar o forno para gratinar e ficar com aquele ar dourado, por isso foi só ao micro-ondas para derreter o queijo. No forno fica com melhor aspecto. Acompanho com salada de alface.


Também uso esta receita para fazer lasanha de bacalhau. Junto bastante mais leite para não ficar seco, faço bechamel, camadinhas de placas de lasanha e desta brandada de bacalhau e fica uma lasanha de bacalhau deliciosa.

1 comentário:

  1. E por tua recomendação experimentei... e... gostei e repeti!! Faço a lasanha mts vezes com este recheio a malta até lambe os deditos lol

    jinhos

    ResponderEliminar