22 julho 2011

Queijo fresco

Já é o terceiro que faço nos últimos tempos (a foto é do 1º mas ontem fiz outro)

No primeiro respeitei completamente o que dizia na receita. Depois comecei a achar que repousar 2 dias no frigorífico era um exagero portanto fi-lo ontem à noite e hoje já o comi ao pequeno-almoço juntamente com o meu pão ao vapor. Estou uma verdadeira Bree à portuguesa (só na parte da culinária que para limpezas não tenho pachorra)

Está bem que continua a deitar soro e ainda há-de deitar muito mais mas para quê esperar dois dias?

Receita

  • 1 litro de leite do dia (eu uso magro, do pacote cor-de-rosinha!)
  • 100g de leite em pó (na receita diz gordo mas eu uso meio gordo e só ainda não experimentei magro porque não encontrei à venda)
  • sal qb (eu ponho uma colher de chá)
  • 25 gotas de coalho líquido
Colocar os ingredientes todos no copo excepto o coalho e marcar 5 minutos, 37º, 4
Juntar o coalho e misturar 30 segundos, vel. 4

Deitar numa tijela e deixar repousar (começa a coagular logo)
Retirar da tijela para dentro do cesto e colocar num prato fundo a repousar e escorrer o soro, dentro do frigorífico.

Hoje de manhã desenformei-o. Se ficar mais tempo dentro do cesto provavelmente fica mais sólido mas estava a apetecer-me comê-lo!



Sem comentários:

Enviar um comentário